Apesar de ser ainda muito jovem, já dá para falar muita coisa sobre Lukas Podolski: é um astro do futebol alemão, o "príncipe" de Colônia, um jogador com um canhão na perna esquerda e um amante do futebol. Após ser eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo da FIFA 2006, "Poldi" não só conquistou os corações dos alemães, como também virou símbolo de esperança do futebol tricampeão mundial. Só que, nos últimos tempos, o atacante está enfrentando um período de baixo astral e já não mostra mais aquela explosão ofensiva de outrora.

Sete dias antes do início da Copa do Mundo da FIFA 2010, Podolski celebra o seu 25º aniversário. O fato de ele já ter disputado 70 jogos pela seleção alemã revela toda a sua categoria. Nascido em Gliwicze, Polônia, Lukas se mudou para a Alemanha com os pais quando tinha apenas dois anos. Aos dez, entrou para a escolinha de futebol do Colônia para aperfeiçoar as suas habilidades. Lá ele mostrou tanta confiança que, em novembro de 2003, acabou sendo aproveitado no Campeonato Alemão.

Os seus dez gols em 19 jogos na primeira temporada na liga principal da Alemanha e a sua simplicidade no trato com as pessoas fizeram com que Podolski caísse nas graças da torcida local e virasse uma celebridade na cidade da noite para o dia. Posteriormente, porém, o time caiu para a segunda divisão e Podolski acabou sendo o artilheiro da "segundona", levando a equipe de volta à classe de elite do futebol alemão.

A incrível ascensão de Podolski não passou despercebida pela Federação Alemã de Futebol. Rudi Völler, então técnico da seleção, deixou o promissor atacante estrear pela Alemanha em um amistoso contra a Hungria, em Kaiserlautern. A ideia era dar experiência ao jogador, então com 19 anos, para aproveitá-lo na Euro 2004 em Portugal. Desde então, "Poldi" não deixou de disputar grandes torneios internacionais. Dois anos mais tarde, na Copa do Mundo da FIFA realizada no país germânico, ele formou uma excelente dupla de ataque com Miroslav Klose, levando o selecionado alemão à terceira colocação no torneio.

Quando o Colônia voltou a ser rebaixado na temporada 2005/2006, ficou claro que o atacante, depois da Copa do Mundo da FIFA 2006, não ficaria mais no time do seu coração. Podolski se mudou para o Bayern de Munique, onde enfrentou o pior momento da sua carreira. Enquanto mantinha o alto nível jogando pela seleção, Podolski tinha de se contentar em ser reserva de Luca Toni e Klose. Apesar de ter vencido duas vezes o Campeonato Alemão e de disputar a Liga dos Campeões, não se sentia à vontade em Munique. Resolveu, então, retornar ao seu clube de origem. Houve muitas expectativas por parte da torcida com a volta de Podolski ao Colônia, expectativas essas que acabaram não se concretizando, pelo menos até agora.

Homem de família, com uma língua afiada e sempre de bom humor, Podolski é um jogador de muita garra. Canhoto, possui uma grande força nos chutes e muita qualidade técnica. Frequentemente fica boa parte do jogo sem aparecer muito, e de repente, em um lance genial, surpreende a todos. Não é um matador, mas vem do meio de campo para levar perigo à meta adversária. Caso o técnico Joachim Löw implante o esquema tático 4-5-1 na seleção alemã, Podolski poderá atuar na Copa do Mundo da FIFA 2010 como meio-campista ofensivo e fortalecer o setor esquerdo do selecionado.