sábado, 26 de junho de 2010

Soy Celeste!

Como é bom poder desfrutar de momentos tão emocionantes que só uma Copa do Mundo pode proporcionar. O renascimento da Celeste foi um belo presente dado para todos os amantes do futebol e de sua história, e não somente aos uruguaios.

Após nada menos que quarenta anos, o Uruguai pode comemorar sua ida para as quartas de final do Mundial, desde 1970 a Celeste sequer avançava à 2º fase.

Crônica desse Uruguai 2 X 1 Coréia do Sul (matéria do SPORTV exibida em )

Nunca é demais ressaltar: É um pequeno país com pouco mais de 3 milhões de habitantes e que já há algum enfrenta graves problemas populacionais, os jovens abandonam o país e partem para a Europa a procura de melhores empregos. E o que tudo isso afeta no futebol? Em tudo!

Obvio que quanto menor a população menores são as chances de opções para surgirem talentos ou até mesmo jogadores comuns, e isso reflete na seleção. Sem contar o problema do êxodo de jogadores ainda muito jovens para a Europa, se o problema afeta os clubes brasileiros e argentinos, imaginem os uruguaios; há anos sofrem demasiadamente com esse problema, sequer conseguem organizar um campeonato nacional decente por conta dele, apesar de ter clubes com grande tradição.

A Celeste assim é chamada porque na década de 20 conseguiu o feito de ganhar duas medalhas de ouro olímpicas, fato que colocou pela primeira vez a América do Sul no cenário do futebol, pois como naquele tempo ainda não existia a Copa do Mundo eram os jogos olímpicos que determinavam quem era a melhor seleção do mundo. E foi justamente no Uruguai que a Copa do Mundo nasceu, em 1930, e a Celeste Olímpica consagrou-se como primeira campeã. Seu segundo título viria em 1950, no famoso Maracanazzo.


Com uma história tão rica quanto bonita era triste demais ver o Uruguai fora do cenário mundial, que ela própria ajudou a construir. Que Forlan, Suarez, Lugano e etc continuem lutando na África do Sul para que continuemos a vê-la no papel de protagonista da história e não mais uma mera figurante! Avanteeee, Celeste!!

Para comemorar, deixo aqui um trabalho comercial belíssimo da 'cervejaria' Pilsen em homenagem a Celeste:

Nenhum comentário:

Postar um comentário