quinta-feira, 1 de julho de 2010

Beldades da Copa - Lugano!

  • Data de Nascimento: 2 November 1980
  • Altura: 188 cm
  • Número da camisa: 2
  • Posição: Defensor
  • Clube atual: Fenerbahce (TUR)
  • Jogos Pela Seleção: 46
  • Gols Pela Seleção: 4
  • Primeira Partida Internacional: Uruguai - Irã
    (4 February 2003)
  • História do Clube

    • São Paulo (BRA): De 2003 a 2006
    • Nacional (URU): De 2002 a 2003
    • Plaza Colonia (URU): De 2002 a 2002
    • Nacional (URU): De 1999 a 2001



Por toda a sua personalidade e estilo de jogo, Diego Lugano é, talvez, o mais fiel representante da famosa garra charrua no plantel de Oscar Tabárez. A partir da zaga central, Lugano impõe respeito pela sua virilidade na marcação, excelente jogo aéreo e liderança, condições fundamentais para quem quer usar a braçadeira de capitão da Celeste.

Lugano começou no Club Atlético Libertad de Canelones, sua cidade natal. De lá, partiu aos 18 anos para as categorias de base do Nacional, um dos grandes da capital Montevidéu. Em 1999, após alguns meses, Hugo de León o chamou para o grupo principal e lhe permitiu estrear como profissional.

Lugano integrou a equipe que ganhou o Campeonato Uruguaio em 2000 e 2001, mas como não jogava com muita frequência preferiu se transferir em 2002 para o Plaza Colonia, clube que havia subido para a primeira divisão. Ele mesmo confessa que a decisão foi determinante para a sua carreira, pois lhe deu mais maturidade. Rapidamente ele se transformou em capitão e referencial do time que obteve classificação para a Liguilla Pré-Libertadores.

Apesar de retornar ao Nacional cheio de esperanças no começo de 2003, Lugano outra vez acabou no banco de reservas. Por isso, não titubeou quando recebeu uma oferta do São Paulo. Teve dificuldades no início, pois chegou a uma equipe em crise, mas bastou ganhar lugar entre os titulares para os resultados aparecerem.

Em 2005, ganhou o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da América e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. No ano seguinte, levantou a taça do Campeonato Brasileiro e foi vice-campeão da Libertadores. Em ambas as temporadas, foi eleito o melhor zagueiro do futebol brasileiro. Quando se transferiu ao Fenerbahçe, Lugano já era ídolo no Brasil.

Na Turquia, o zagueiro conquistou a simpatia de todos em pouco tempo. Em apenas dois anos, transformou-se em pilar defensivo da equipe que conquistou dois títulos nacionais e chegou às quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA 2007/08. Ainda hoje é considerado uma das referencias da equipe.

A sua personalidade ficou evidente no dia em que Jorge Fossati o escalou pela primeira vez na seleção principal, na vitória de 1 a 0 sobre o Paraguai em 2003 pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006. Lugano agarrou-se à titularidade naquele dia e depois só não atuou na partida de ida pela repescagem contra a Austrália. Toda a dedicação, entretanto, não foi suficiente para classificar o Uruguai ao torneio mundial.

Em 2006, Lugano recebeu a braçadeira de capitão de Oscar Tabárez, e a partir de então só não figurou em convocações por lesão ou suspensão. Disputou a Copa América de 2007, que o Uruguai terminou em quarto lugar. Além disso, foi peça fundamental para a campanha nas eliminatórias rumo à África do Sul 2010, na qual jogou 15 partidas e marcou três gols, sendo o mais importante contra a Costa Rica no duelo de ida pela repescagem.




Texto e Dados: Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário