Depois de perder a temporada 2009/10 em função de uma grave lesão no tornozelo que o deixou na enfermaria entre novembro e meados de abril, Robin van Persie está ansioso para disputar a Copa do Mundo da FIFA 2010. O atacante do Arsenal — comparado a Lionel Messi e Cristiano Ronaldo pelo técnico Arsène Wenger — jogou menos de um mês este ano e estará descansado e motivado como nunca para o torneio no sul da África. No Mundial da Alemanha em 2006, ele marcou um gol contra a Costa do Marfim na fase de grupos, mas até hoje não digeriu a eliminação nas oitavas de final contra Portugal.

De maneira geral, o holandês vem sofrendo com a falta de títulos. Depois de se sagrar campeão da Copa da UEFA com o Feyenoord em 2002, ele venceu apenas a Copa da Inglaterra em 2005. Há cinco anos, o filho de ex-hippies procura a equipe que o ajudará a construir uma reputação à altura do seu imenso talento.

Atacante das equipes sub-19 e sub-21 da Holanda, Van Persie foi eleito o melhor jogador jovem da temporada 2001/02, apesar de não ter marcado nenhum gol no Campeonato Holandês. Nos dois anos seguintes foram 14, mas ele se desentendeu com o seu treinador à época, Bert van Marwijk, atual técnico da seleção.

Em maio de 2004, Wenger levou Van Persie para o Arsenal convencido de que teria nas mãos o futuro Dennis Bergkamp. Após a saída de Thierry Henry em meados de 2007, o atacante ganhou novas responsabilidades na equipe londrina e justificou a confiança do técnico marcando 11 gols no Campeonato Inglês e cinco na Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2008/09.

Frustrado pela lesão sofrida em novembro de 2009, quando acreditava estar no auge da forma física, van Persie está pronto para brilhar na África do Sul.