sexta-feira, 2 de julho de 2010

Loucura Celestial!


ÉPICO! Não existe outra palavra adequada para iniciar o post sobre o jogo de hoje entre Uruguai e Gana pelas quartas de final!

Era o jogo dessa fase que prometia menos, e acabou entrando para a história das Copas.

Gana é um time forte fisicamente, bem aplicado taticamente, e com atacantes perigosos. Tirando a força física, o Uruguai também possui todas essas caractéristicas, porém com algo a mais: Garra! Uma vontade gigantesca de continuar no Mundial e trazer seu país de volta ao cenário de glórias do futebol. A famosa raça uruguaia sempre foi conhecida, mas o que seus jogadores tem demonstrado nessa Copa do Mundo definitivamente transforma essa lenda em fato mais do que concreto.

O Uruguai ficou sem seu capitão, a alma da equipe, ainda no primeiro tempo quando foi substituído por contusão. Mas Lugano orientava seus companheiros até mesmo sentado no banco de reservas. De lá ele viu Gana abrir o placar nos acréscimos do primeiro tempo, o que já parecia difícil ganhava ares de impossibilidade. Mas Forlán mudou o cenário quando empatou o jogo no começo do segundo tempo, numa linda cobrança de falta!

O que se viu na sequência foi um jogo aguerrido de ambos os lados, com o Uruguai sofrendo um pouco mais em sua defesa, já desfalcada por lesões e suspensões por cartões amarelos. Então veio a prorrogação, e a Celeste teve que lutar contra o desgaste físico jogando com um adversário que parecia nada sentir nesse quesito e que 'voando' para o ataque deparava-se com uma defesa desfalcada de sua figura central e líder daquele time.

Quando parecia que haviam conseguido bravamente segurar o 1 a 1, o último lance do jogo quereria mudar esse feito. A bola ficou 'viva' dentro da pequena área uruguaia e parecia ter o gol como destino, mas debaixo do gol estava o herói do jogo, o uruguaio que com as duas mãos defendeu a cabeçada que selaria a classificação ganesa para as seminifinais. Não, não era o goleiro Muslera, era Luís Suarez, o artilheiro do time que 'marcou seu gol mais importante', a defesa que impediu o gol africano. Suárez foi expulso, um penalti foi macardo para Gana, e na gangorra do futebol: Gyan virou 'vilão' ao perder o penalti, e Suárez o herói!

O Uruguai venceu na disputa de penaltis, com o decisivo sendo cobrado no melhor e literal estilo 'Loco Abreu', e o assim como em 1950 quando calou o Maracanã, calava-se o Soccer City que em peso torcia pelos africanos.

Ouvi muito gente argumentando sua torcida por Gana 'porque eles mereciam, são um país pobre, o unico africano e etc'... Não gosto desse tipo de visão, afinal, futebol não é um tribunal, é um esporte como outro qualquer. E nele a tradição é sim muito importante, e independente do que aconteça daqui pra frente, o Uruguai já recuperou a sua, que há tempos encontrava-se perdida, mais de quarenta anos para ser exata.

A 'Loucura Celestial' no fim do jogo, e durante toda essa Copa, contagia não só os uruguaios, mas todos os amantes do futebol pelo renascimento desse pequeno, porém importantíssimo, país na história desse esporte.

Cobrança de penaltis de Uruguai e Gana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário